Bem-vindos!

"Só se vê bem com o coração, pois o essencial é invisível aos olhos." - Antoine de Saint-Exupéry

30 de junho de 2012

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada! - Parte II

Olá blogueiros e blogueiras! 

Hoje vamos continuar falando de cabelos. Só para relembrar, no post passado eu falei sobre a estrutura dos fios, pH do cabelo e o tipo de cabelo de acordo com a oleosidade. Então hoje eu vou falar sobre 3 assuntos que pertubam a cabeça da mulherada! Vamos lá?!
Vou começar pelo pânico de toda mulher que se importa com o cabelo: as pontas duplas!, que podem ser triplas, quádruplas... Bem, as pontas duplas aparecem, sem serem chamadas, quando a estrutura dos fios está bem frágil. Isso acontece por váááários motivos, por exemplo: alisamento, tintura, cloro, água do mar, poluição, ar seco, sol, vento, uso de secador e/ou chapinha, e, até mesmo pelo desgaste natural dos fios. Calma, não precisa se desesperar! Apesar de, praticamente, tudo causar pontas duplas, o tratamento é bem simples. Se você quiser jogar as pontas duplas para beeem longe da sua vida é preciso cortar o cabelo! Pois é, não adianta usar aqueles produtinhos que são ditos como "milagrosos", porque eles servem para evitar, ou melhor, retardar o aparecimento das pontas duplas e não para desaparecer com elas. É óbvio que você também não vai dar uma de maluca e raspar a cabeça, você só precisa cortar cerca de 2 cm do cabelo a cada 3 meses, isso vai mandar as pontas duplas para bem longe e você tem a chance de renovar o visual!
Concerteza alguém vai dizer: "Ah... mas eu não quero cortar o meu cabelo!". Tá... tudo bem, então você pode usar um reparador de pontas como "remediador" do problema. Existem vários tipos, marcas e preços, procurei alguns para colocar aqui e achei esses...
Não, eu não estou dizendo que esses são os melhores, muito menos que são os piores... Coloquei esses apenas para mostrar para vocês que existem reparadores de ponta de várias marcas. O bom dos reparadores de ponta é que eles são fáceis de encontrar, qualquer supermercado ou farmácia tem e os preços são bem variados. Mas não se esqueça que cuidar do cabelo com bons produtos e de forma correta também ajuda bastante, melhor prevenir do que remediar.
Uhm... E quando o assunto são as cores? Bem, as cores dos cabelos são definidas pelos diferentes níveis de melanina dos fios. Os cabelos naturais são basicamente loiros, ruivos, castanhos e pretos. Porém, como mulher nunca está satisfeita, eles podem ser tingidos e ficar de uma infinidade de cores sejam as mais bonitas até as mais jegues! E quando falta melanina nos fios? Bom, a falta de melanina provoca aquele odiado famoso cabelo branco, e isso pode ser devido ao envelhecimento ou à fatores genéticos.

Na hora de mudar a cor das madeixas também existem uma infinidade de produtos. E entre os tonalizantes e as tinturas você pode encontrar váááárias marcas e também vááários preços. Mas lembre-se que é sempre aconselhavel ir até um profissional para realizar esse tipo de mudança, afinal ele vai saber te orientar sobre o melhor produto e a melhor cor para o seu tipo de cabelo, não vai fazer cagada em casa eim!
E por fim, os cabelos danificados. Quem nunca viu ou ouviu falar em produtos para cabelos danificados realmente nunca comprou shampoo e nem viu tv! 
Os cabelos danificados tem um desgaste que foi provocado pelo uso produtos químicos [e lá vai a mulherada fazer permanente/alisamentos, usar produtos inadequados, usar tinturas/descolorantes...], além dos danos físicos como a exposição excessiva aos raios UV [quando a mulherada fica tostando na praia, igual a um croquete], uso de secadores/chapinha [porque tem que ficar liso, se não as nêga endoida!]... Em todos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas afetando a estrutura dos fios. Então, nos cabelos danificados, as escamas abertas provocam perda de brilho, umidade e resistência dos fios. E para recuperar isso, é preciso fazer um tratamento profundo e intenso, além de muita paciência porque eles não vão se regenerar de uma hora pra outra! Também existem vários produtos para cabelos danificados, desde shampoos/condicionadores até mascaras para tratamento noturno. Achei essas duas linhas de produtos para recuperação dos cabelos para mostrar aqui, eu nunca usei nenhuma dessas linhas, mas já ouvi falar super bem. Acho que, para está com o cabelo esculhambado danificado, vale a pena testar!
Sim, os produtos para cabelos danificados também são muiiiito fáceis de achar, qualquer lugar que venda shampoo tem, e os preços também são bem variados. Lógico que algumas marcas são bem baratas mas também existem aquelas que são beeeem salgadas; isso vai ao critério do seu bolso! Corra, escolha o seu e começe a deixar sua cabeleira bem tratada, é só ter boa vontade e um pouquinho de paciência.

Espero que tenham gostado e até mais!  =)

29 de junho de 2012

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada! - Parte I

Olá blogueiros!
Hoje é dia de falar sobre cabelos! Pois é, me deu vontade de falar sobre eles, afinal quem não adoraria ter um cabelo completamente "perfeito" igual o das atrizes de filmes e novelas, sem nenhum frizz, pontas duplas e todas aquelas outras coisas? Ah, concerteza todo mundo queria um cabelo perfeito e que não necessitasse de muito cuidado, mas, infelizmente o mundo não é tão perfeito, muito menos os nossos cabelos. E como a aparência é o nosso cartão de visita inicial, fiz uma pesquisa sobre eles, mas como o assunto é beeeem longo, acabei tendo que dividir o post em partes, mas não se descabele, você vai entender tudinho! Vamos lá?!
Bem, os cabelos nada mais são do que os pelos que crescem no couro cabeludo, em média, possuimos 3,5 milhões de fios de cabelo e eles crescem cerca de 1 cm por mês. Os cabelos podem ser lisos, crespos, ondulados, cacheados e de váááárias cores, que o digam os salões de cabeleireiros! Os cabelos dão forma e valorizam o rosto, protegem a cabeça dos raios UV e de desgastes mecânicos, mas, eles também podem ser um indicativo de várias doenças que acabam alterando a estrutura dos fios, então, atenção com os sinais que seu cabelo te fornece!
Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo, que possui a mesma estrutura de todos os outros, mas, tem as suas particularidades. O cabelo por ser um fio queratinizado que cresce atravás da pele e pode ser dividido em três partes: cutícula, córtex e medula.
  • Cutícula - É a camada externa do fio, é dividida em várias camadas que protegem as outras estruturas, e, por serem transparentes nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula é quem sofre as agressões externas [sol, chuva, umidade...], agressões por ação mecânica [escovar, prender, pentear...] e as transformações químicas [relaxamento, permanente, tintura, reflexos, alisamento...] tão famosas entre a mulherada! 
  • Córtex - É a região intermediária dos fios, onde acontecem todas as transformaçoes na estrutura do cabelo. A resistência, elasticidade e a cor do cabelo dependem da estrutura do córtex. 
  • Medula - É a parte mais central do fio. Existem fios de cabelo que não possuem medula, mas isso não modifica em nada a sua estrutura, pois, o canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina.
O pH do cabelo, tão falado entre os especialistas, é considerado ácido, variando seu valor entre 4.2 e 5.8 na escala de pH. Por isso, todos os produtos que entram em contato com o nosso corpo devem ser, o que chamamos de neutros, ou seja, ter um pH igual ao do cabelo ou do corpo. Por isso quando lavamos o cabelo com shampoo de pH alcalino [pH básico], as cutículas do fio se abrem, o cabelo fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.
Os cabelos podem ser de vááááários tipos. E quando se fala em oleosidade, muita gente se vê com um baita problema, mas, você sabe qual o tipo do seu cabelo de acordo com a oleosidade? Não?! Uhm...vamos ver!
  • Cabelos secos - São aqueles cabelos não-sedosos, por causa da pouca produção de sebo pelas glândulas do couro cabeludo. Quando as glandulas sebáceas localizadas no couro cabeludo não produzem sebo suficiente para lubrificar/hidratar os cabelos até as pontas, o cabelo tem pouco brilho e é quebradiço. Mas não se desespere! O cabelo pode ser seco por uma característica natural, ou por uma condição adquirida devido à exposição a poluição, ao uso inadequado de produtos e um monte de outras coisas. Mas lembre-se: Se o seu cabelo é seco, ele mais vulnerável à agentes externos [poluição, umidade, sol...] e a processos químicos [tinturas, alisamentos, permanentes...], então cuidado! 
  • Cabelos normais - Cabelo normal é o tipo mais comum de cabelo; geralmente são macios, brilhantes e com produção de sebo equilibrada e regular, o que promove a hidratação do cabelo da raíz até as pontas. Quem possui cabelos desse tipo não sofre com excesso de oleosidade na raiz e nem com pontas ressecadas, o que dispensa grandes cuidados com os fios. O cabelo normal é uma característica natural, porém, não precisa de desesperar! As pessoas que têm cabelos secos ou oleosos podem equilibrar os níveis de sebo no couro cabeludo e atingir um nível semelhante ao do cabelo normal, basta usar o produto correto e de maneira adequada. 
  • Cabelos oleosos - Cabelo oleoso é aquele que tem alto teor de oleosidade por causa da produção excessiva de sebo pelas glândulas do couro cabeludo. Os cabelos oleosos ficam com aquele aspecto sujo, horrível, bem rápido. O cabelo pode ser oleoso naturalmente, ou por uma condição adquirida pela pouca regularidade na higiene, uso inadequado de produtos, exposição a ambientes muito úmidos e vários outros fatores. Mas lembre-se: Por mais bonito que você ache o seu cabelo é, ficar passando a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem aumenta a oleosidade dos fios!
Ih, chegou a minha vez!  =X
  • Cabelos mistos - Ah, os cabelos mistos possuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo costuma ser oleoso e as pontas são ressecadas e muitas vezes possuem várias pontas duplas. É, por sinal, o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar. Para poder domá-lo você vai ter que dispor de muita paciência e boa vontade, pois é, experiência própria!
Bom, existe um montão de produtos para cada tipo de cabelo e de vááárias marcas, umas bem famosas e outras nem tanto... Escolha o seu e boa sorte!

Até logo... :)

28 de junho de 2012

Olá!

Depois de muito tempo pensando, resolvi fazer esse blog. Pois é, demorou muito tempo para a idéia sair do papel. Confesso que no início fiquei meio desmotivada, mas, com o tempo ví que um blog era exatamente o que eu precisava para expressar o que eu penso sobre tudo, seja sobre cores, sobre amores ou até mesmo sobre dissabores. E daí veio o nome do blog: "Cores, Amores e Dissabores".
Quando o assunto são CORES... Uhm, quem não gosta de cores? Seja das mais discretas até as mais chamativas, sempre temos uma [ou várias] preferida.
Falando em AMORES... Ih, quem não morre de amores por alguma coisa ou por alguém? Acho muito difícil alguém não morrer de amores por algo/alguém. Tá, tudo bem... Você pode até dizer que não, mas concerteza um dia isso já aconteceu e certamente ainda vai acontecer
E os DISSABORES... Ah, quem nunca teve dissabores com alguém? Muitas pessoas chegam até dizer que durante a vida tiveram vários dissabores. Pois é, dissabor não passa daquele momento em que algo ou alguém faz com que você se sinta triste, magoado, simplesmente ferido. E quem nunca se sentiu assim, concerteza ainda não nasceu! Hahahahahaha...
Piadas à parte, espero que gostem do blog, que irá abordar diversos assuntos: moda, beleza, cultura, diversão, comportamento, saúde e outras coisinhas que fazem parte do dia-a-dia de todos nós.

Divirtam-se!