Bem-vindos!

"Só se vê bem com o coração, pois o essencial é invisível aos olhos." - Antoine de Saint-Exupéry

29 de junho de 2012

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada! - Parte I

Olá blogueiros!
Hoje é dia de falar sobre cabelos! Pois é, me deu vontade de falar sobre eles, afinal quem não adoraria ter um cabelo completamente "perfeito" igual o das atrizes de filmes e novelas, sem nenhum frizz, pontas duplas e todas aquelas outras coisas? Ah, concerteza todo mundo queria um cabelo perfeito e que não necessitasse de muito cuidado, mas, infelizmente o mundo não é tão perfeito, muito menos os nossos cabelos. E como a aparência é o nosso cartão de visita inicial, fiz uma pesquisa sobre eles, mas como o assunto é beeeem longo, acabei tendo que dividir o post em partes, mas não se descabele, você vai entender tudinho! Vamos lá?!
Bem, os cabelos nada mais são do que os pelos que crescem no couro cabeludo, em média, possuimos 3,5 milhões de fios de cabelo e eles crescem cerca de 1 cm por mês. Os cabelos podem ser lisos, crespos, ondulados, cacheados e de váááárias cores, que o digam os salões de cabeleireiros! Os cabelos dão forma e valorizam o rosto, protegem a cabeça dos raios UV e de desgastes mecânicos, mas, eles também podem ser um indicativo de várias doenças que acabam alterando a estrutura dos fios, então, atenção com os sinais que seu cabelo te fornece!
Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo, que possui a mesma estrutura de todos os outros, mas, tem as suas particularidades. O cabelo por ser um fio queratinizado que cresce atravás da pele e pode ser dividido em três partes: cutícula, córtex e medula.
  • Cutícula - É a camada externa do fio, é dividida em várias camadas que protegem as outras estruturas, e, por serem transparentes nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula é quem sofre as agressões externas [sol, chuva, umidade...], agressões por ação mecânica [escovar, prender, pentear...] e as transformações químicas [relaxamento, permanente, tintura, reflexos, alisamento...] tão famosas entre a mulherada! 
  • Córtex - É a região intermediária dos fios, onde acontecem todas as transformaçoes na estrutura do cabelo. A resistência, elasticidade e a cor do cabelo dependem da estrutura do córtex. 
  • Medula - É a parte mais central do fio. Existem fios de cabelo que não possuem medula, mas isso não modifica em nada a sua estrutura, pois, o canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina.
O pH do cabelo, tão falado entre os especialistas, é considerado ácido, variando seu valor entre 4.2 e 5.8 na escala de pH. Por isso, todos os produtos que entram em contato com o nosso corpo devem ser, o que chamamos de neutros, ou seja, ter um pH igual ao do cabelo ou do corpo. Por isso quando lavamos o cabelo com shampoo de pH alcalino [pH básico], as cutículas do fio se abrem, o cabelo fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.
Os cabelos podem ser de vááááários tipos. E quando se fala em oleosidade, muita gente se vê com um baita problema, mas, você sabe qual o tipo do seu cabelo de acordo com a oleosidade? Não?! Uhm...vamos ver!
  • Cabelos secos - São aqueles cabelos não-sedosos, por causa da pouca produção de sebo pelas glândulas do couro cabeludo. Quando as glandulas sebáceas localizadas no couro cabeludo não produzem sebo suficiente para lubrificar/hidratar os cabelos até as pontas, o cabelo tem pouco brilho e é quebradiço. Mas não se desespere! O cabelo pode ser seco por uma característica natural, ou por uma condição adquirida devido à exposição a poluição, ao uso inadequado de produtos e um monte de outras coisas. Mas lembre-se: Se o seu cabelo é seco, ele mais vulnerável à agentes externos [poluição, umidade, sol...] e a processos químicos [tinturas, alisamentos, permanentes...], então cuidado! 
  • Cabelos normais - Cabelo normal é o tipo mais comum de cabelo; geralmente são macios, brilhantes e com produção de sebo equilibrada e regular, o que promove a hidratação do cabelo da raíz até as pontas. Quem possui cabelos desse tipo não sofre com excesso de oleosidade na raiz e nem com pontas ressecadas, o que dispensa grandes cuidados com os fios. O cabelo normal é uma característica natural, porém, não precisa de desesperar! As pessoas que têm cabelos secos ou oleosos podem equilibrar os níveis de sebo no couro cabeludo e atingir um nível semelhante ao do cabelo normal, basta usar o produto correto e de maneira adequada. 
  • Cabelos oleosos - Cabelo oleoso é aquele que tem alto teor de oleosidade por causa da produção excessiva de sebo pelas glândulas do couro cabeludo. Os cabelos oleosos ficam com aquele aspecto sujo, horrível, bem rápido. O cabelo pode ser oleoso naturalmente, ou por uma condição adquirida pela pouca regularidade na higiene, uso inadequado de produtos, exposição a ambientes muito úmidos e vários outros fatores. Mas lembre-se: Por mais bonito que você ache o seu cabelo é, ficar passando a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem aumenta a oleosidade dos fios!
Ih, chegou a minha vez!  =X
  • Cabelos mistos - Ah, os cabelos mistos possuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo costuma ser oleoso e as pontas são ressecadas e muitas vezes possuem várias pontas duplas. É, por sinal, o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar. Para poder domá-lo você vai ter que dispor de muita paciência e boa vontade, pois é, experiência própria!
Bom, existe um montão de produtos para cada tipo de cabelo e de vááárias marcas, umas bem famosas e outras nem tanto... Escolha o seu e boa sorte!

Até logo... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou esperando o seu comentário viu?! Mas nem se preocupe, eu respondo todos os comentários por aqui mesmo, fique de olho!
Até logo. :)