Bem-vindos!

"Só se vê bem com o coração, pois o essencial é invisível aos olhos." - Antoine de Saint-Exupéry

5 de julho de 2012

HPV - Papiloma Vírus Humano.

Olá blogueiros!
Hoje resolvi falar sobre um assunto sério, que é, e tem que ser, de interesse de todos sejam homens ou mulheres, o HPV. Aham, tá... mas, o que é HPV?
Bom, HPV é a sigla usada para designar o papiloma vírus humano, que na verdade não é um vírus e sim vários deles juntos, chegando a quase 150 tipos de vírus distintos juntos. Existem vários tipos de HPV, uns causam verrugas nas palmas das mãos e planta dos pés, e, outros podem provocar lesões precursoras de câncer na região genital. Atualmente o HPV é uma das principais doenças transmitidas pelo ato sexual e também está relacionado a boa parte dos casos de câncer na região genital. Certo, você pode estar pensando: "Sim, e o que é que eu tenho a ver com isso?!"... Uhm, isso tem a ver com você simplesmente porque hoje, 8 a cada 10 mulheres sexualmente ativas, ou seja, 80% das mulheres contraem pelo menos um tipo de HPV ao longo da vida... Então se liga!
Tá, eu vou ignorar o fato de todos terem acesso à informação nos dias atuais... Mas, como acontece o contágio do HPV?
A forma mais comum de contrair o HPV é através do contato sexual, e poooode incluir aí as preliminares e o sexo oral. Ou seja, basta um pequeno atrito com a mucosa infectada pelo HPV [mãos, boca, genitália] para entrar para a estatística dos infectados pelo vírus. Vale salientar que com apenas uma relação sexual sem penetração já é o suficiente para se contaminar... É isso mesmo que você leu, sem penetração! Também é bom lembrar aqui que toalhas, roupas e superfícies [assento do vaso sanitário, copos, talheres...] também facilitam a transmissão do vírus e o vírus pode atingir várias partes do corpo. Calma, não precisa se desesperar! Não é porque você bebeu água no mesmo copo que uma pessoa que tem HPV, que você já está infectado pelo vírus... Isso pode acontecer? Pode, mas a contaminação pelo uso objetos é muito rara.
O melhor mesmo é se prevenir, e, quando o assunto é prevenção, algumas atitudes são indispensáveis!
Então, evite ter vários parceiros, [afinal você não é restaurante para fazer rodízio] e usar preservativo [a velha e famosa camisinha]. Outra coisa que é bom lembrar aqui, o uso de preservativo, não garante proteção total contra o HPV porque não cobre toda a superfície de contágio, mas, não é por causa disso que você vai deixar de usar! Também existe outra forma de prevenção muito eficiente contra o HPV, que é a vacina.
A vacina contra o HPV é recomendada para jovens com cerca de 9 a 26 anos de idade, são um total de 3 doses [cada dose custa em torno de 400 reais], e, o ideal recomendado pelos médicos é que a vacina seja tomada antes da iniciação sexual, ou seja, quando você ainda não teve chances de ter contato com o vírus, mas isso não impede que você tome a vacina depois de já ter iniciado sua vida sexual. A vacina contra o HPV é muito eficaz, possui cerca de 95% de sucesso no combate aos principais tipos de HPV causadores de câncer e também contra os tipos de HPV que provocam verrugas genitais [no caso da vacina quadrivalente]. Porém, tomar a vacina e usar preservativos não quer dizer que você está totalmente protegido, e, isso não exclui a necessidade de realizar exames de detecção do vírus rotineiramente.
A infecção por HPV pode ser detectada através de exames como:
  • Papanicolau - O médico faz uma coleta de material no colo do útero com auxílio de uma espátula e coloca em uma lâmina de vidro. A lâmina será analisada em um microscópio para verificar se existem alterações nas células. Vale salientar que o exame do papanicolau não identifica o vírus, apenas alterações provocadas por ele nas células!
  • Colposcopia/Peniscopia - O médico utiliza nesse exame um aparelho chamado colposcópio, que é capaz de ampliar 20x a imagem [vagina, vulva, colo do útero, pênis e ânus] e para mostrar as lesões, um líquido reagente é passado na mucosa. Caso exista a presença de alguma reação ao líquido é sinal de que existe lesão na mucosa, provavelmente, causada por algum tipo de HPV.
  • Biópsia - A biópsia é feita quando os métodos anteriores acusam alguma alteração. Nesse exame o médico retira uma pequena amostra do tecido com suspeita de infecção e manda para análise, que será feita com o uso de reagentes e micorscópio.
  • Captura híbrida - Neste exame o médico coleta com auxílio de uma escovinha um pouco de material da mucosa do colo do útero, depois, essa escovinha é colocada em um recipiente com um líquido especial para conservar as células. Esse exame acusa a presença do HPV mesmo se não houver nenhum sintoma, e, determina se o tipo do HPV é de alto ou baixo risco.
Ok, você foi ao médico, fez o exame e no resultado acusou que você está com HPV. Peraí, não precisa se desesperar novamente... HPV tem cura!
Existem várias formas de tratamento para HPV, e, entre as opções estão o uso de: laser, substânicas químicas, cremes, pomadas cicatrizantes e bisturi elétrico. Contudo, para curar uma lesão causada por HPV é preciso muuuuuuita paciência. Mas não tem para que perder noites de sono se você acabou de descobrir que está com HPV, hoje, o diagnóstico e o tratamento do vírus é bem conhecido pelos médicos. E, justamente por isso, os médicos levam muuuuito em conta os aspectos emocionais e imunológicos do paciente infectado, porque, o estresse, má alimentação e poucas horas de sono são grandes problemas para quem está em tratamento contra o HPV. Vale salientar para os fumantes de plantão que o cigarro ataca no sistema nervoso e imunológico, deixando as defesas do corpo mais fracas e permitindo que o vírus fique firme e forte no organismo por mais tempo. Então, se você é fumante e descobriu que está com HPV, que tal tratar da infecção pelo vírus e parar de fumar?!, assim você elimina dois problemas de uma vez só.
Enfim, a prevenção é o melhor caminho, pois, nunca estamos totalmente livres de um contágio seja pela doença que for. E como diz o veeeelho ditado: "É melhor prevenir do que remediar!".

Até mais.  :)

4 comentários:

  1. Esse post é muito bom. Gostei por que é um assunto atual e de interesse de todos. Parabéns! òtimo conteúdo.
    Um beijo.


    http://juliana-editions.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana.
      Pois é, a minha idéia central de fazer um blog é justamente falar sobre vários assuntos, e não ter um blog fixo a um único tema como vejo vários por aí. Que bom que você gostou, volte sempre!
      Beijos.

      Excluir
  2. Excelente post. Ótimo ver blogueiras interessadas em assuntos de saúde pública, além do básico moda-cosméticos. Parabéns!
    No meu blog busco fazer o mesmo, se quiser me visitar fique à vontade!
    www.dicasdamag.uni5.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mag!
      Obrigada... Realmente eu não sou uma blogueira que se possa considerar como comum. Principalmente porque detesto mesmisse e essa coisa de só falar de uma coisa além de ser chato, é meio sem noção pela quantidade de assuntos interessessantes para se falar.
      Pode ficar tranquila, vou visitar sim.
      Beijo. :)

      Excluir

Estou esperando o seu comentário viu?! Mas nem se preocupe, eu respondo todos os comentários por aqui mesmo, fique de olho!
Até logo. :)