Bem-vindos!

"Só se vê bem com o coração, pois o essencial é invisível aos olhos." - Antoine de Saint-Exupéry

3 de julho de 2012

Quero pintar/tingir o meu cabelo... E agora?!

Olá blogueiros, tudo bem?!
Depois de falar de cabelos, hoje é dia de falar sobre cores, mas não de qualquer cores, e sim, das cores estampadas nos cabelos da mulherada! Ah, mentira... Você não viu o post sobre cabelos? Não tem problema, ainda dá tempo, corre lá... [Cabelos - Parte I e Cabelos - Parte II]. Então, ai depois de uma pesquisa, acho que consegui reunir o essencial... Vamos nessa?!
Existem vááááários tipos de tintura, vou falar um pouquinho sobre cada uma delas, beleza?!
  • Tintura permanente - Esse tipo de tintura age penetrando na cuticula do fio, retirando grande parte dos pigmentos que dão cor ao fio e fixando os pigmentos da nova cor, além disso, essa tintura contém água oxigenada e amônia. Com esse tipo de tintura, é possivel fazer vários processos como: luzes, reflexos, mechas e o tingimento total dos cabelos. A vantagem desse tipo de tintura é que ela promove aquela tão sonhada mudança radical e também dura por tempo indeterminado, basta ter os devidos cuidados. Mas a desvantagem é que a manutenção é muito trabalhosa delicada, pois é necessário fazer retoques na raíz praticamente todo mês; umas desvantagem também é que esse tipo de tintura não é muito recomendado para quem faz alisamento, porque os dois processos agridem muito os fios. Por ser o tipo de tintura que mais agride os fios, para manter seu cabelo bonito e, principalmente, saudável é necessário fazer hidratações constantes e usar produtos específicos para proteger os fios e manter a cor. Vale lembrar que esse tipo de tintura deve ser feita preferencialmente por profissionais, porque quando é feita em casa o cabelo pode ficar manchado, então cuidado não vai fazer cagada!
  • Tintura semi-permanente - Podem ser encontrados também em forma de shampoo. Essa tintura contém água oxigenada e pigmentos, e funcionam retirando pouca quantidade do pigmento e depositando os novos pigmentos na superfície dos fios quase sem alterar a estrutura dos mesmos. A sua função básica é realçar o tom natural do cabelo, ou seja, fazer um tingimento tom-sobre-tom, mas alguns produtos podem clarear o cabelo em até 2 tons permitindo um leve clareamento. As vantagens desse tipo de tintura é ter pouquíssima amônia, o que faz com que estrague menos o cabelo e raramente provoque reações alérgicas, além disso, esse tipo de tintura pode ser feita em casa ou no salão, não tem muito mistério. A desvantagem é que conforme você vai lavando o cabelo a cor vai saindo e se você usar esse tipo de tintura com muita frequência os cabelos ficam ressecados.
  • Tintura temporária - São os tonalizantes, são compostos basicamente por água oxigenada e pigmento e não possuem amônia, portanto só agem na superfície dos fios. Sua função basicamente é intensificar a cor natural do cabelo mas também pode agir escurecendo os fios dando tons chocolate, acobreado ou avermelhado, além daquele brilho extra. O bom é que dá para ser aplicado em casa, não precisa de um profissional. As vantagens de usar uma tintura temporária é que você pode usar uma cor nova em pouco tempo, cerca de 15 a 20 dias, já que conforme se vai lavando o cabelo a cor vai saindo. E a desvantagem, se é que isso pode ser considerado como desvantagem, é que as tinturas permanentes oferecem muito mais brilho aos cabelos do que as colorações permanentes.
  • Tintura vegetal - Tá de brincadeira que você não sabe o que é?! Tintura vegetal é a famosa henna, esse tipo de tintura não entra na cuticula do fio, mas adere fácil fácil aos fios. Vale avisar aqui que a ação da henna é cumulativa, ou seja, quanto mais você usar mais a cor vai aderir no seu cabelo. É importante saber que a henna natural tem cores avermelhadas ou acobreadas, mas existem marcas que misturam a henna natural com metais pesados produzindo outros tipos de cores, como o preto, e esses tipos de henna podem danificar a estrutura dos fios. A tintura vegetal pode ser usada nos salões ou em casa, pois são de fácil manuseio. As vantagens de usar tintura natural é que elas promovem volume e brilho aos cabelos e sua cor vai saindo com as lavagens depois de mais ou menos 1 mês. Porém, as desvantegens desse tipo de tintura é que conforme a frequência que você vai reaplicando o cabelo fica muito ressecado e a cor não fica uniforme, além disso, como o efeito é cumulativo, depois de usar algumas vezes o cabelo fica com o tom avermelhado/acobreado definitivamente, porque uma boa dose de pigmento fica impregnado no cabelo. Vale lembrar também que henna não trata o cabelo em aspecto nenhum, isso é lenda! E você não acredita em Saci Pererê né?!
Agora que já sabemos quais são os tipos de tintura, vem uma pergunta básica: "Como eu vou saber a cor certa?". Calma...é sobre isso que eu vou falar agora.
Bem, antes de pintar o cabelo é essencial que você veja o tom da sua pele, para não fazer asneira. A cor ideal para pintar o cabelo são no máximo 4 tons mais escuro ou 4 tons mais claro do que a cor natural. Mas, se você quer pintar o cabelo de uma cor extravagante para ser aquela mudança radical,  é melhor escolher um tonalizante porque se não der certo é mais fácil de reverter. Siiim, se você tiver feito alisamento/permanente/escova progressiva é bom consultar um profissional antes de pintar o cabelo, porque a tintura pode danificar ainda mais os fios. Também é bom dizer que nem sempre a cor da moda fica bem no seu tom de pele, por isso, cuidado redobrado!
Se você tem a pele negra pelo amor de Deus evite tons de loiro e para orientais e brancas é bom evitar tons acinzentado. Os cabelos loiros ficam bem para quem tem pele branca, olhos claros e bochechas rosadas; as morenas podem optar pelos tons de dourado mas de preferência os tons de loiro-escuro, e se as morenas quiseram tons mais escuros, podem optar pelo castanho e ruivo. Já os cabelos pretos ficam ótimos em mulatas e negras. Porém, a melhor maneira de saber qual a cor ideal para o seu tipo de pele é comparando a com do seu rosto com a cor que você pretende pintar o cabelo, e é para isso que existem aquelas cartelas de cores assim...
Não tem descupa por ter feito merda né?! Existem também várias marcas de tintura para cabelos, escolha a que você achar melhor. Bom, o melhor conselho que eu posso dar é para você ir com calma na mudança, porque assim você vai se acostumando com a nova dor das madeixas. E se você ainda tem dúvidas, consulte um profissional de sua confiança, mas tenho certeza que se você seguir essas dicas concerteza você vai acertar no visual.
Boa sorte e até mais.  :)

11 comentários:

  1. valeeu por postaar , serviu muito beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Acile,
      Que bom que você gostou! Fico muiiito feliz por ter ajudado.
      Volte sempre e traga as amigas... \o/
      Beijos. =)

      Excluir
  2. Olá querida,
    Amei o seu blog de paixão!O design é bem bonito (bem bonito é pouco para descrever),e os posts super interessantes!
    Abraços!
    @BlogMEDB
    http://mundoencantadodabarbie.blogspot.com/ (se gostar e se puder seguir,agradeço)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sááh,
      Que bom que você gostou do meu blog, obrigada!
      Apareça sempre que puder. ^^
      Beijos!

      Excluir
  3. As dicas estão ótimas, mas eu desisti de pintar o cabelo em casa, pois eu fazia uma bagunça enorme!!!
    Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Estou seguindo vc. Vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty,
      Que bom que você você gostou do meu blog, fiquei muito feliz com isso! Sinta-se à vontade para voltar sempre e trazer as amigas para dar pitacos.
      Beijos!

      Excluir
  4. Obrigada Lyah!
    Volte seeempre que puder. :)

    ResponderExcluir
  5. Oii , Obrigada por estar Visitando meu blog adoreei sua visita , Me desculpe por não ter visitado anttes é tempo mesmo .
    Maais muito Obriigada Minha Linda seu blog é muito Liindo , uma fofura .
    Kisses
    http://tudoqueumagirltemquesaber.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta,
      Não tem problema, o dia-a-dia é um corre-corre para todo mundo! Obrigada por estar seguindo, fique à vontade para dar o seu pitaco e trazer as amigas, você está em casa. ^^
      Fico muito feliz e gratificada por você ter gostado do blog, espero você mais vezes.
      Beijos.

      Excluir
  6. Muito útil !! Gostei de saber tudo isso , bem legal .

    Beijos , Dinti
    maniadegarotas2s2.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinti!
      Que bom que você gostou, agora é só tomar cuidado na hora que você quiser mudar a cor das madeixas! :)
      Beijos.

      Excluir

Estou esperando o seu comentário viu?! Mas nem se preocupe, eu respondo todos os comentários por aqui mesmo, fique de olho!
Até logo. :)